NOVO TRÓLEBUS TUTTO

​VO​LTAR...


A Iluminatti Tecnologia tem grande orgulho de participar do projeto do Novo Trólebus para São Paulo. Em parceria com as empresas: - Tuttotrasporti de Caxias do Sul - RS com o fornecimento do chassi especial para trólebus; - IBRAVA de Feliz - RS com o fornecimento da Carroceria; - WEG de Jaraguá do Sul c/ fornecimento do sistema de tração; - Dimelthoz de Caxias do Sul com o fornecimento do sistema Multiplex; Itinerários eletrônicos e iluminação por Led’s; - Bosch de Campinas –SP com o fornecimento do sistema de vídeo vigilância e do sistema de informação aos usuários com telas de LCD e GPS, A Iluminatti Tecnologia fez o projeto de montagem e integrou todos os sistemas eletro-eletrônico do Trólebus. Este veículo foi idealizado para atender todas às exigências técnicas da SPtrans - Gerenciadora e Fiscalizadora do Sistema de Transporte de Passageiros da Cidade de São Paulo e entregue à Empresa Himalaia Transportes S.A. que é a operadora do único sistema trólebus da Cidade de São Paulo.


O novo Trólebus entregue, é o veículo de maior grau de tecnologia embarcada já vista no Brasil, com equipamentos de gerenciamento peracional de última geração. A participação da WEG neste projeto teve um grande feito diante do sistema projetado e entregue contendo um motor de tração elétrico refrigerado a água, onde houve a redução de 400Kg no conjunto em relação ao original. O Sistema WEG também é composto por um dispositivo de IHM ( Interface Homem Máquina) que gerencia todas as funções do sistema de tração dando melhores condições de operação e de informação para a manutenção do dia a dia do veículo. O sistema Multiplex fornecido pela Dimelthoz proporciona todo o gerenciamento eletrônico da carroceria e de operação do veículo,


registrando todos os eventos operacionais, como freadas, balanço do carro, sistemas de portas, rampa de acessibilidade, corte de aceleração entre outros. O sistema Bosch proporciona toda a segurança ao motorista com relação às 4 câmeras instaladas (Ré, Frontal, Lateral externa do carro  e posto do cobrador). A todo momento que o motorista parar no ponto e acionar as portas, automaticamente a Tela de LCD liga mostrando o embarque e desembarque dos passageiros, dando maior segurança ao motorista para evitar acidentes, além de acionamento automático da câmera de Ré ao “engatar” a marcha a Ré. As outras duas câmeras (posto do cobrador e frontal) o motorista não tem acesso às imagens que são gravadas ininterruptamente para uso posterior pela Central de Operação em sistema protegido caso seja necessário (assaltos, acidentes, incidentes, entre outros).

O conjunto projetado e montado pela Iluminatti Tecnologia foi pensado além de todos os detalhes de funcionalidade e


proteção do sistema de tração e sistema auxiliar de energia, mas também e principalmente com foco no fácil acesso à manutenção, pois a qualquer intervenção de manutenções preventivas ou até mesmo de corretivas, tem que se ter o menor tempo possível para sua realização visando a rápida disponibilização do Trólebus para a operação. Todos os componentes utilizados é de fácil aquisição no mercado comum não sendo necessário a utilização de nenhum componente especial dificultando sua aquisição no mercado de reposição. Ou seja, agregamos tecnologia de ponta sem dispensar a preocupação na simplicidade do sistema para facilitar o dia a dia do Operador. Trólebus, sistema que existe no Brasil a mais de 61 anos e que vem mostrando que continua sendo a solução ideal para um transporte limpo, por não emitir poluente algum na atmosfera e o mínimo de ruído.