REFORMA DOS BONDES

​​VO​LTAR...


A Iluminatti Tecnologia participou da revitalização dos Bondes de Santa Teresa no Rio de Janeiro - RJ  com o fornecimento dos conjuntos:

· Conjunto Inversor Auxiliar de Energia de 20Kw de potência;

· Conjunto carregador estático de Baterias ( IGBT);

· Sistema de Interface de Tração;

· Sistema de proteção de entrada e Pré-carga.


A empresa Manvel Engenharia do Eng. Antonio Vicente Silva, foi a contratada pela T’trans para realizar o projeto dos sistemas acima descritos e a Iluminatti Tecnologia projetou a estrutura, o lay-out e montou os conjuntos. Foi necessário criar uma bancada especial para realização dos testes "Tipo” e de “Rotina”, onde pode-se aplicar tensão variável de 450 a 720V com carga resistiva de 200A em cada conjunto antes da entrega ao cliente.


A T’Trans foi a empresa que ganhou a concorrência pública para reformar os Bondes de Santa Teresa. O sistema de tração foi fornecido pela WEG de Jaraguá do Sul - SC. Os Bondes de Santa Teresa são Tombados como patrimônio histórico do RJ, sendo assim, todos os novos conjuntos instalados nos bondes tiveram que seguir o visual padrão para não descaracterizar o equipamento original. Não fugiu à regra os conjuntos montados pela Iluminatti Tecnologia, onde o projeto construtivo levou em consideração a compactação sem prejudicar o seu funcionamento e acesso à manutenção do equipamento. Os sub-sistemas: Inversor Auxiliar; Carregador de Baterias e Interface de Tração foram montados em uma única caixa batizada de “Caixa Única”, ficando instalada no sub-estrado do bonde. Uma segunda caixa pequena ficou com os sistemas de proteção de entrada e circuito de pré-carga, a qual ficou instalada no teto do bonde, não alterando muito suas características originais.